Free cookie consent management tool by TermsFeed

Olimpíada do Conhecimento



Olimpíada do Conhecimento

Olimpíada do Conhecimento

É considerada a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Na competição, são avaliados os conhecimentos teóricos e práticos, as habilidades intelectuais e as atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional competente, além do resultado final: produtos de projetos-teste desenvolvidos em uma situação real de mercado nas diversas ocupações.

A Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. Além de incentivar a dedicação dos estudantes, é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI.

O desempenho dos competidores aponta novas tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais. Esses indicadores orientam o SENAI na atualização dos currículos nas escolas.

História da Olimpíada do Conhecimento

Desde 2001, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial reúne os melhores alunos da educação profissional de todo o país para participarem da Olimpíada do Conhecimento. Na competição, os jovens mostram habilidades técnicas e pessoais em avaliações elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos.

Até 2014, a Olimpíada se baseou em provas práticas divididas por profissão. Os competidores eram selecionados em torneios semelhantes que ocorriam em diversas unidades federativas. Aqueles com as melhores notas eram classificados para representar seu estado na etapa nacional. Os melhores colocados foram selecionados para competir na WorldSkills Competition, a olimpíada mundial das profissões, que em 2015 consagrou a delegação brasileira como a melhor do mundo.

Agenda

Nenhum evento disponível no momento.

Publicações
Estudo Setorial - Produção de Carne Bovina e Suína

Estudo Setorial - Produção de Carne Bovina e Suína

Edição: 03/2024
Período: Março 2024
Produção: FIEMA

Visualizar

Todas

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste