Programa de Desenvolvimento de Fornecedores

Criado em 1999, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF-MA) trabalha para o desenvolvimento de fornecedores locais e para a promoção de oportunidades de negócios para empresas maranhenses, contribuindo para sua maior participação no fornecimento de bens e serviços às grandes empresas instaladas ou que venham a se instalar no estado.

Considerado um instrumento estratégico de articulação entre o poder público e a iniciativa privada, o Programa – criado pelo Governo do Maranhão – desde 2010 é gerido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e mantido por cinco grandes empresas instaladas no Maranhão – Alumar, Cemar, Eneva, Solar e Vale, com o apoio de diversas instituições ligadas ao comércio e indústrias locais.

O PDF oferece apoio à geração de negócios, capacitação, promoção e consultoria às empresas com a finalidade de torná-las mais competitivas e propiciar-lhes a busca de excelência para atender a crescente demanda por serviços e produtos no Maranhão.

A premissa do PDF é trabalhar para evitar que se importe de outros estados ou países o que pode ser feito por empresas e pessoas estabelecidas no Maranhão, gerando emprego, renda e qualidade de vida no estado.

Além disso, o PDF-MA disponibiliza, aos fornecedores cadastrados, subsídio em cursos de qualificação realizados em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA).

O Programa de Certificação de Empresas (PROCEM), uma ação do PDF-MA, é uma ferramenta para qualificar os fornecedores locais para adequarem-se aos principais requisitos do mercado.

Iniciado em 2003, o PROCEM orienta as empresas na implantação de um sistema de gestão planejado e organizado, gerando melhorias no processo de fornecimento de materiais e prestação de serviços, além de minimizar custos e aumentar a confiança dos compradores, que passam a contar com empresas certificadas nos aspectos de:

• Qualidade e Produtividade;
  • Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Gestão Contábil, Tributária, Trabalhista e Financeira;
  • Responsabilidade Social

Mais informações pelo e-mail pdf@fiema.org.br ou pelo telefone (98) 3212-1833.